O que está acontecendo com o mundo?

     
                              
                                         Brasil: campeão mundial em corrupção

  Bom, em desigualdade social, concentração de grandes fortunas em pouquíssimas mãos e distribuição farta de miséria, só estamos atrás de Serra Leoa, que sequer chega a ser uma Nação no sentido acadêmico do termo. A segunda pior distribuição de renda do planeta Terra nestes últimos 2 anos está no Brasil.

            Nesta semana fomos avaliados no quesito “corrupção”. Caímos mais dois pontos no conceito internacional devido aos escândalos de subornos a parlamentares, propinas a funcionários de alto escalão, tráfico de influência de familiares dos dirigentes governamentais, etc.

A Aftosa e os outros


            No “Café com o Presidente” na segunda-feira passada, Lula declarou que o pequenino foco de Febre Aftosa numa única propriedade estava debelado e ele, como sempre, “acha” que o mundo verá o exemplo que seu governo dá nesta área. Dia seguinte, notícia de pelo menos mais três focos e Lula, lá na Rússia, disse que considera isso muito engraçado.
            Antes de viajar acertou com os parlamentares cassáveis do PT que renunciassem mas que não o divulgassem até o último momento. Foi numa reunião em que sobrou risos fartos de todos Lula e José Dirceu riam cada um mais alto e somente agora entendemos: bastou Lula viajar que Dirceu convenceu seus pares a não renunciar, deixando seu ex-chefe muito chateado. Esses caras riem e dão tapinhas nas costas apunhalando sem o menor pudor!
            Mas cadê aqueles quase 100 deputados da base aliada que se beneficiaram do Valerioduto? Só 12 agora na lista de cassáveis? Cadê os outros? Meia-pizza já foi... O único realmente punido até agora foi, paradoxalmente, o único que, a despeito de seu passado sórdido, transmitiu segurança e sinceridade desde o início denunciando o esquema de falcatruas: Roberto Jefferson. Os petistas, com um passado de lutas a favor dos trabalhadores faz o percurso inverso: celebram felizes a aprovação de leis escorchantes a trabalhadores, aposentados e viúvas; dão socos no ar ao conseguir eleger para a presidência da Câmara o Pizzaiolo alagoano – também traidor de seu passado histórico – eleito por São Paulo, Aldo Rebelo; Delúbio Soares considera que sua história virará “piada de salão” e todos se esquecerão e, não nos esqueçamos, o Primeiro Mandatário da Nação, talvez devido ao efeito da Vodka Russa, acha tudo muito engraçado...

Eu acho que...


            Não gosto de FHC. Começou com essa história de entregar o Brasil a interesses estrangeiros que Lula prolonga e aprofunda a um grau paroxístico. Mas tenho de reconhecer que ele tinha mais segurança no que falava. Falava muita merda, mas com muita certeza. Já Lula aumenta a quantidade deste mesmo material que sai pelo esgoto de suas fossas bucais, com um agravante. Ao invés de falar como um Líder, fala como um analista. Péssimo analista, por sinal. Começa suas manifestações acerca do que fará com a expressão: “Eu acho que...”
            Aliás, o vocabulário do Lula é de uma pobreza deprimente... Se ele for impedido de falar chavões como “nunca antes neste país...”, “eu acho que...” e “não temos o direito de errar...” ficará sem palavras.

Mas o que é que está acontecendo com o mundo, afinal?

                                            menino no Haiti
            Tsunami no Oceano Índico; Furacões no Caribe; Terremotos na China e Paquistão; Seca na Amazônia (um dos maiores mananciais de água do Planeta!); Guerras intermináveis na Chechênia, no Afeganistão e no Iraque; novas pestes como a tal “gripe do frango”, por enquanto circunscrita à Europa Oriental, mas capaz mesmo de afetar seres humanos; Febre Aftosa voltando ao Brasil; Idolatria ao Capital – lembro aqui o conceito clássico de idolatria: “adorar como se fosse Deus algo que não é deus algum”; traições políticas e conjugais (está cada vez mais difícil confiar no ser humano...); violências de todas as formas dos mais fortes sobre os mais fracos, desde as violências econômicas até aquela chamada de “pura e simples”.
            Há pouco ganhei uma Bíblia em Alemão, presente de meu Irmão Evangélico que esteve em Frankfurt às expensas de sua Igreja e a estou lendo – é sempre mais fácil ler em outro idioma livros que já havíamos lido em português. Reler a Bíblia na versão de Lutero, a primeira vinda direta das fontes primárias do latim, grego e aramaico é de um enriquecimento espiritual fantástico!
            Em Mateus, capítulo 24, versículos 3 a 13, reencontrei:
             (  Lázaro Curvêlo Chaves – 20/10/2005)
“E estando ele sentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Declara-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo.
Respondeu-lhes Jesus: Acautelai-vos, que ninguém vos engane.
Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; a muitos enganarão.
E ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; olhai não vos perturbeis; porque forçoso é que assim aconteça; mas ainda não é o fim.
Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino; e haverá fomes e terremotos em vários lugares.
Mas todas essas coisas são o princípio das dores.
Então sereis entregues à tortura, e vos matarão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.
Nesse tempo muitos hão de se escandalizar, e trair-se uns aos outros, e mutuamente se odiarão.
Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos; e, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.
Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.

             Precisa dizer mais? 
O que me inpressinou no texto acima é que foi escrito em 2005,
e vendo as imagens  da tragedia do rio de janeiro,
e algumas imagens do Haiti,algumas de alguns lugares no mundo
que estão sofrendo com a furia da na tureza
Da um certo panico né?O que fazer?
Que Deus nos ajude e nos proteja,
que pelo menos os que não se alegram com o mal sejam poupados,
porque infelizmente estamos no mesmo Pais;na mesma terra, no mesmo planeta,
sujeitos as mesmas mazelas, ainda que não pratiquemos maldade nem uma 
somos punidos juntos!
grande abraço a todos

Comentários

Postagens mais visitadas